fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A GE aposta na evolução do seu principal equipamento de produção de energia elétrica a gás para turbinar ainda mais a participação em grandes projetos de geração. A fabricante lançou nesta terça-feira, 1º de outubro, seu mais novo modelo de turbina a gás, destinado especialmente aos grandes projetos termelétricos já em operação e em construção no mundo.
Batizado de 7HA.03, o modelo tem potência de 430 MW, chegando a 640 MW em ciclo combinado, e é considerado mais eficiente e flexível em relação à versão anterior, o 7HA.02, com menos emissões e com custos de conversão mais baixos. O primeiro cliente a utilizar a nova turbina é o Centro de Energia Limpa da Florida Power & Light Company (FPL) em Dania, no estado da Flórida (EUA).
Além de mirar nos mercados da América do Norte, Ásia e Europa – que tem retomado projetos de geração a gás –, a GE faz planos para a América Latina como mercado em potencial para negociações da nova turbina, especialmente Brasil e México.
No caso brasileiro, a empresa espera que a abertura do mercado de gás natural, com o aumento da competição a partir da entrada de novos investidores privados e a perspectiva de crescimento da oferta do insumo no mercado interno a partir das reservas do pré-sal e das opções de importação, acarrete na expansão do parque de geração térmica. A companhia já atua, como o modelo de turbina anterior, na UTE Porto Sergipe I, que entrará em operação no final deste ano com 1.550 MW de capacidade instalada.
“Vemos demanda para esse novo equipamento no Brasil, especialmente com a reforma institucional do mercado de gás, que deverá propiciar um aumento da produção do combustível. Essa turbina, mais eficiente, é super adequada para o mercado brasileiro”, avalia Daniel Meniuk, líder da GE Power para a América Latina, ressaltando que o modelo 7HA.03, em relação ao modelo anterior, avança especialmente na otimização do capex por parte do investidor e numa maior eficiência na conversão do gás, chegando a 64%.
O modelo anterior, 7HA.02, tem aproximadamente de 100 unidades comercializadas pela GE em todo o mundo. A nova versão será entregue à FPL até o final do ano. A previsão é que a unidade entre em comissionamento até o final de 2021.
De acordo com a fabricante, o modelo recém-lançado tem 134 MW de capacidade a mais do que a antiga versão, acréscimo suficiente para abastecer o equivalente a pouco mais de 100 mil residências nos EUA, além de aumentar a eficiência em 0,4%. A economia para os operadores de usinas nos EUA chega a US$ 900 mil por ano.
A turbina apresenta capacidade de diminuição da carga para 30% durante operação, o que, combinado com uma taxa de tomada de carga (ramp rate) de mais de 75 MW por minuto, aumenta a capacidade de resposta em casos de necessidades de mercado e de instabilidade de rede. As 40 unidades da HA em operação comercial no mundo fornecem 18 GW, potência necessária para abastecer mais de 13,5 milhões de lares nos EUA.