A fabricante catarinense WEG anunciou nesta quarta-feira, 2 de outubro, a aquisição de 51% do capital social da V2COM, empresa especializada em Internet of Things (IoT) e soluções de telemedição para sistemas de energia elétrica e smart grid. O valor da operação não foi revelado por não se tratar de investimento relevante para a WEG. Com uma equipe de 56 colaboradores, a V2COM faturou R$ 37 milhões em 2018.
“Este é mais um importante passo para a entrada da WEG nos novos nichos de mercado que serão demandados pela expansão da Indústria 4.0, conectividade e IoT. Nosso investimento na V2COM vai também reforçar nossa presença junto aos clientes como provedora de monitoramento e software de gestão de ativos”, explica, em nota, Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.
Fundada em 2002, V2COM tem sede em São Paulo e possui também uma fábrica de hardwares em Florianópolis (SC). Com experiência na área de energia, a empresa tem portfólio de projetos implementados em telemetria, geração de relatórios, análise de perdas e IoT para empresas, concessionárias e prestadoras de serviços de energia elétrica, água, gás, entre outras. Especificamente no segmento de concessionárias de energia elétrica, possui sob seu monitoramento ativos que totalizam mais de 30 GW de potência instalada.
Capacitada também para atender a Industria 4.0, a V2COM desenvolve soluções de sensoriamento com uso de sua plataforma de IoT “IntelligenceWare Suite”. Além de atuar de forma inovadora com software e sistemas nos mais diversos segmentos, oferecendo conectividade em qualquer ambiente, inclusive via satélite, ela está à frente de acordos com provedores internacionais para projetos utilizando a tecnologia 5G no Brasil.