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Um carregador rápido, que pode abastecer carros elétricos em 20 minutos ou até 1 hora. O protótipo da futura solução, que deve estar pronta para o mercado em 2020, foi apresentado por uma empresa brasileira durante a Feira Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro, em São Paulo. Na ocasião, Sindustrial, que atua junto ao setor industrial promovendo geração e distribuição de energia elétrica, afirmou que o novo produto será destinado principalmente a postos de gasolina, estacionamentos e centros comerciais, sendo o único entre os modelos fabricados no país que fornecerá eficiência superior a 94%.

O diretor da companhia, Gabriel Daré, explicou que os carregadores de veículos elétricos são divididos pelos tipos de carregamento AC, Corrente Alternada, que possui um carregamento mais lento e a DC, Corrente Contínua, que é característica da concessão de cargas rápidas e ultrarrápidas. “No caso do nosso carregador rápido, um carro pode ser carregado em até 20 minutos”, salientou, afirmando que o foco da iniciativa é atender a clientes B2B, em localidades onde há uma demanda por um tipo de carga mais ágil. “Não é um produto para residencial, por exemplo, para carregar veículos durante a noite”, complementa.

De acordo com dados da CPFL Energia, a cada 1 quilômetro rodado de um carro à combustão, considerando o valor do etanol, o custo é de aproximadamente R$ 0,19, enquanto em um veículo elétrico é de R$ 0,05, ou seja, 75% menor, o que mostra a relevância da futura contribuição que este projeto poderá ter para a expansão da mobilidade elétrica no país. “A ideia é desenvolver a indústria nacional dando competitividade e flexibilidade ao setor, pois até então dependíamos da importação de produtos secundários, como os carregadores por exemplo.”, comenta o diretor.

O SinCharger será montado na fábrica da empresa, localizada em Bauru, Estado de São Paulo, sendo considerada uma solução 100% nacional, inteiramente concebida pelo time de engenheiros e especialistas da companhia, que contaram com apoio técnico da Siemens, numa parceria que envolveu a transferência de tecnologia da multinacional, que forneceu todos equipamentos internos do projeto, que demorou um ano para ser executado.

“Tivemos o intercâmbio de alguns técnicos da empresa na Alemanha, para treinamentos, além de outros investimentos em know how e da parte técnica, para depois realizar toda aquisição dos protótipos e execução dos testes em fábrica”, lembra Daré. Perguntado sobre os preços para o mercado, o executivo disse que por se tratar de uma solução altamente customizável, é difícil determinar uma estimativa condizente, mas que houve a preocupação em não precificar acima do que o mercado, digamos, aceitaria pagar.

Carregador 100% brasileiro pode ser integrado a sistemas, conexões e aplicativos (Foto: Sindustrial)

O engenheiro eletricista da Sindustrial, Odair Marques, afirma que o carregador foi desenvolvido com foco na necessidade do setor, com características como flexibilidade, servindo para qualquer tipo de conector. “É um produto escalável, ou seja, que pode se adaptar para vários pontos de carregamento, não sendo esse um fator limitante, além das diversas possibilidades de comunicação e conectividade”, ressalta.

Essa flexibilidade de entrega, com o carregador sendo inteiramente customizado, busca se adequar as necessidades proeminentes de cada cliente, que pode definir diferentes layouts e a questão da conectividade já existente, que pode ser integrada à nova solução. “Se o cliente que adquirir o carregador já possui um sistema de gerenciamento de carros, o SinCharger poderá ser integrado a essa conexão”, exemplifica o engenheiro.

Inovação e sustentabilidade

Presente há 20 anos no mercado, a Sindustrial começou sua trajetória na parte de engenharia elétrica, promovendo alternativas energéticas para o setor industrial. Em 2012 passou a atuar também no mercado de construção e geração fotovoltaica, através da comercialização e instalação de produtos para usinas solares, tendo sido responsável, por exemplo, pelo processo de implantação da UFV Pirapora, segunda maior usina da América Latina e terceira maior do mundo. Atualmente a companhia atingiu a marca de 1,4 GWp de equipamentos e serviços instalados para geração solar.

Já a recente entrada da empresa no ramo da eletromobilidade segue a linha da sustentabilidade e inovação que o mundo tem procurado se adaptar, o que é corroborado pelos números compilados pela Agência Internacional de Energia em 2017, indicando que a venda de veículos elétricos e híbridos superou 1,1 milhão de unidades no mundo. No Brasil, em 2018, o crescimento foi de 65% na frota em relação ao ano anterior.

Na avaliação de Daré, a iniciativa pioneira surge a partir da identificação de um mercado em larga expansão e que exige uma expertise que a companhia já possui em grande parte, através de alguns de seus produtos já desenvolvidos. “Somos a primeira empresa do estado a produzir esse tipo de solução e pretendemos incentivar isso na sociedade. Estamos seguindo os valores de inovação e sustentabilidade e quem sabe poderemos apresentar novos projetos no futuro”, avaliou o executivo, afirmando que o potencial para expansão da eletrificação dos transportes no Brasil é tão grande quanto às possibilidades de crescimento para a geração solar.

Sobre os próximos passos para o SinCharger, o executivo disse que o produto deverá ser lançado no início do próximo ano, revelando também que já há parcerias bem encaminhadas com algumas redes empresariais, o que deve ser anunciado possivelmente até o fim do ano. Há também parcerias que estão sendo fechadas com aplicativos de celular, para que possam catalogar, por exemplo, os locais que terão o abastecimento rápido, como postos de gasolina.