fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O instituto de tecnologia e inovação Lactec inaugurou nesta quarta-feira, 16 de outubro, um novo laboratório na Bahia que – entre outras pesquisas a serem desenvolvidas – promete ser referência em segurança cibernética aplicada ao setor elétrico. A iniciativa conta com a parceria da Israel Electric Corporation, maior fornecedor de energia elétrica em Israel. Os pesquisadores das duas instituições já trabalham em parceria desde 2016 e mais recentemente iniciaram um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de cyber security para a Neoenergia, controladora das concessionárias Cosern, Celpe, Coelba e Elektro.
Os investimentos na unidade de Salvador, que ficará dentro do Parque Tecnológico da Bahia, somam mais de R$ 2,3 milhões, entre o que já foi investido em infraestrutura de escritórios e o que será aportado nos próximos meses, por meio de projetos de P&D, para implantação da infraestrutura dos novos laboratórios. As principais pesquisas em andamento incluem, ainda, soluções em novos arranjos técnicos de microrredes, redes inteligentes, sistemas de armazenamento de energia, geração de energia ondomotriz e cyber security.
A nova unidade é a primeira do Lactec fora da sede em Curitiba (PR) e visa atender aos projetos de P&D que o instituto coordena junto a concessionárias do Nordeste e Norte. Inicialmente, cerca de 20 profissionais trabalham nos projetos em andamento, parte deles fixos na unidade de Salvador e parte nas unidades tecnológicas de Curitiba.
A aposta da diretoria do Lactec em ampliar sua atuação leva em consideração diversos fatores relacionados às transformações que o setor elétrico vem experimentando. Um deles é a expansão da geração eólica e solar fotovoltaica, especialmente no Nordeste. Esse crescimento vem demandando o aperfeiçoamento tecnológico dos sistemas elétricos, tanto em função da intermitência dessas fontes quanto da necessidade de dispor de estruturas de transmissão robustas para o escoamento da energia aos grandes centros consumidores.
O diretor de Operações do Lactec, Lauro Elias Neto, explicou a decisão: “A gente já atua nacionalmente com empresas de energia, mas entendemos que era o momento de estar mais próximo. Foi uma forma de fortalecer a nossa presença nas regiões Norte e Nordeste e assumir um maior protagonismo junto às empresas dessas regiões, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação. É um passo importante para o Lactec no sentido de se tornar protagonista em P&D para o setor elétrico.”
Referência no setor elétrico
Segundo Neto, o tema da segurança cibernética estará cada vez mais presentes no setor elétrico brasileiro. Na nova unidade será montado um laboratório para suporte aos projetos de P&D em segurança cibernética e prestação de serviços de análise de risco, metodologias de prevenção e de Cyber Security by Design, que consiste em planejar o sistema de segurança da comunicação de dados, desde o início da concepção do projeto.
Serão reproduzidos os ambientes de geração, transmissão e distribuição de energia para os testes de vulnerabilidade dentro dos sistemas, que permitirão simular desde fraudes em medidores inteligentes até tentativas de desligamento de instalações elétricas. “Com certeza o cyber security será um assunto que, em breve, deverá se tornar tema de chamada estratégia da Agência Nacional de Energia Elétrica. Por isso, estamos nos antecipando as necessidades dos clientes”, disse o diretor.
Energia das ondas
O Lactec também firmou parceria com a Global Participações em Energia (GPE), que tem sede em Salvador, para estudar o aproveitamento do potencial energético das ondas do mar. A ideia inicial, inspiração para o projeto científico, foi proposta pelo empresário baiano Hélio Borges. O projeto contemplará a construção de um modelo reduzido inovador de um gerador de energia ondomotriz, sobre o qual serão conduzidas avaliações das funcionalidades e desempenho, confrontando resultados de simulações computacionais com resultados de ensaios reais, obtidos do modelo reduzido em tanque de ondas costeiro.
A unidade do Lactec em Salvador é a primeira fora de Curitiba (PR), onde estão a sede da empresa e outras quatro unidades tecnológicas. Na capital paranaense, estão concentradas a estrutura de laboratórios e as áreas de Geossoluções, Meio Ambiente, Estruturas Civis, Química, Materiais, Hidráulica, Eletrônica, Sistemas Elétricos, Mecânica e de Desenvolvimento de Softwares, entre outras áreas de apoio.