UFSCar abre nova turma de Mestrado em Engenharia Elétrica

Programa centrado em sistemas elétricos e eletrônicos tem linhas de pesquisa em fotônica, processamento digital de sinais e smart grids

Até o dia 17 de novembro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo que irá ofertar 10 vagas na nova turma de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2020. O Programa tem área de concentração em Sistemas Elétricos e Eletrônicos, com três linhas de pesquisa: “Fotônica: materiais e dispositivos”, “Processamento digital de sinais” e “Smart grids”.

A linha de pesquisa em Fotônica é dividida em três frentes: a investigação das propriedades de novos materiais semicondutores, com potencial para aplicação em dispositivos optoeletrônicos e fotônicos; o desenvolvimento de processos de micro e nano fabricação, voltado à pesquisa de novos dispositivos fotônicos; e o estudo e a implementação de técnicas de caracterização avançadas, para a investigação das propriedades dos novos materiais e a avaliação do funcionamento dos novos dispositivos, em que se vislumbra aplicações para sistemas fotovoltaicos.

Já a linha de “Processamento digital de sinais” tem como objetivo realizar estudos teóricos, modelagens, análises e aplicações de técnicas para o processamento, entendimento, resgate e extração de informação de sinais de diversas fontes, que permitam a criação de modelos matemáticos e algoritmos a serem executados por dispositivos digitais programáveis. As principais aplicações nesta linha estão orientadas ao projeto e à implementação de técnicas para o processamento de sinais biomédicos, para sistemas de telecomunicações, mecatrônicos e para smart grids, dentre outros tipos de sistemas.

Aliás, a terceira abordagem tem foco principal pelos conceitos de smart grids (redes inteligentes de energia elétrica) e microgrids (microredes), com destaque ao forte emprego de eletrônica de potência ao processamento de energia e ao acionamento e controle de máquinas elétricas. As pesquisas buscam contribuir para o aprimoramento das tomadas de decisão por concessionárias de transmissão e distribuição e por usinas geradoras, bem como para a maior eficiência e confiabilidade de sistemas elétricos de potência. Consumidores residenciais, comerciais e industriais também estão incluídos em pesquisas visando o gerenciamento de energia pelo lado da demanda.