Siemens Gamesa chega a acordo para adquirir ativos do Grupo Senvion

Operação inclui todas as instalações de fabricação de lâminas onshore localizadas na cidade de Vagos, em Portugal

A fabricante de equipamentos Siemens Gamesa anunciou nesta segunda-feira (21) um acordo para adquirir ativos europeus de serviços onshore do Grupo Senvion, pelo valor de € 200 milhões. De acordo com comunicado divulgado hoje, estão incluídas na transação operações associadas para fornecimento de serviços, toda a propriedade intelectual da Senvion e também todas as instalações de fabricação de lâminas onshore localizadas na cidade de Vagos, em Portugal.

“Os ativos de serviços europeus da Senvion fortalecerão a capacidade e o potencial da Siemens Gamesa em um segmento importante. A aquisição de uma frota de serviços de 8,9 GW da Senvion levará a um total de quase 69 GW em manutenção. A adição desses ativos ajuda a diversificar o mix de negócios e a exposição geográfica da Siemens Gamesa com contratos que oferecem visibilidade a longo prazo e taxas de renovação que historicamente têm sido muito altas”, diz a fabricante.

A fábrica de lâminas onshore em Portugal é considerada uma das instalações de fabricação mais competitivas da Europa. O ativo ajuda a fortalecer a cadeia de valor industrial da Siemens Gamesa, reduzindo a dependência do fornecimento de fornecedores da Ásia e mitigando a volatilidade em meio às incertezas comerciais. A instalação, ainda segundo à Siemens, possui os melhores recursos operacionais da categoria e ajudará a apoiar as vendas internacionais da empresa.

Para o CEO da Siemens Gamesa, Markus Tacke, a transação é um importante passo para a companhia. “A incorporação dos ativos de serviço da Senvion nos ajudará a impulsionar o crescimento em um segmento-chave do mercado e a adicionar capacidade importante na Alemanha e em outros importantes mercados europeus. A fábrica de lâminas nos ajuda a mitigar o risco no difícil ambiente comercial. Estamos trazendo boas pessoas e bons negócios para a empresa”, afirma.

A previsão é que aproximadamente 2 mil funcionários da Senvion se juntem à Siemens Gamesa. Sujeita à obtenção das aprovações regulatórias necessárias e à obtenção de outras condições de fechamento, a Siemens Gamesa espera encerrar a respectiva aquisição de ativos na primeira metade do ano fiscal de 2020 (outubro de 2019 a março de 2020). Como resultado, a operação não terá impacto sobre desempenho financeiro no ano fiscal de 2019.