A SolarEdge, empresa que produz inversores para plantas solares, colocou o Brasil como sua prioridade na América do Sul. Entre os motivos estão a liderança regional do país e os indicadores de crescimento do mercado local que são os mais elevados entre os países sul americanos em termos de instalações solares fotovoltaicas.
“Este crescimento do mercado combinado com as tarifas e regulamentações introduzidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica estão entre as razões pelas quais escolhemos o Brasil para ser a nossa base de operações no mercado fotovoltaico na América do Sul”, afirmou Lior Handelsman, fundador da empresa e que atualmente exerce o cargo de vice-presidente de Marketing e Estratégia de Produto à Agência CanalEnergia em entrevista.
Ele relata que a SolarEdge já atua localmente há um ano, quando introduziu o inversor CC otimizada. Naquele momento, contou ele, a empresa começou a trabalhar com distribuidores locais. Desde então, as atividades da companhia estão centralizadas em educar o mercado sobre os benefícios da otimização CC ao fornecer treinamento técnico e suporte de vendas.
Apesar de não ter uma unidade de produção local, o executivo disse que a empresa tem compromisso de longo prazo no mercado local. Para tanto, estabeleceu uma unidade no Brasil e abriu um escritório em São Paulo. E ainda, destacou, vem estabelecendo ações adicionais como, suporte de vendas local e instalações para treinamento, a abertura de um depósito e o lançamento de novas soluções como uma linha residencial dos equipamentos. Esses movimentos, ressaltou, decorrem do amadurecimento e desenvolvimento do mercado nacional.
As características naturais do país são alguns dos pontos que levaram a empresa a fincar sua bandeira localmente. Handelsman destacou as condições favoráveis para a captação de energia solar, o que contribui para tornar os custos da geração fotovoltaica competitiva com relação aos custos do mercado regulado. Além disso, continuou, o fato de a geração da energia elétrica no Brasil ser muito dependente das usinas hidrelétricas, deixa o país vulnerável. “Ao diversificar o mix de energia, a energia solar pode ser uma fonte complementar promissora”, avaliou.
A solução da SolarEdge tem como característica maximizar a geração enquanto reduz o custo da energia produzida pelo sistema fotovoltaico. A promessa é a de melhorar o retorno sobre o investimento. Ele explica que essa redução é obtida a partir da separação da funcionalidade do inversor em dois produtos: um inversor simplificado, que é responsável pela conversão de CC para CA e pela interação com a rede elétrica, enquanto que o MPPT (Máximo Ponto de Potência) é obtido ao nível de módulo ao conectar os otimizadores de potência a cada um ou a cada dois painéis.
Nesse sentido, a empresa aumentou seu portfolio para o mercado local com a introdução dos inversores trifásicos com tecnologia synergy de até 100 kW que atendem a redes elétricas de 127/220, 220/380 e 277/480. E também planeja introduzir seus produtos para atender ao mercado residencial. “Outros produtos que planejamos introduzir no mercado brasileiro são os inversores monofásicos com carregador de Veículo Elétrico e produtos smart energy”, revelou o executivo.
A empresa não revela números de investimentos que tem feito para chegar no mercado nacional. O executivo aponta que o objetivo da empresa é o de expandir a sua presença na região a longo prazo e ajudar a promover o setor, tornando a energia solar uma opção financeiramente atraente para a produção de energia. Atualmente, a atividade local está centralizada em fornecer suporte técnico, incluindo apoio de pré e pós-vendas e treinamentos.
Contudo, o executivo se mostra otimista com as perspectivas para o Brasil. Toma como base sua presença nos Estados Unidos. Por lá a empresa afirma que começou como um pequeno fornecedor de soluções de inversores em 2010, e hoje é uma empresa líder de inversores residenciais e seu market share no setor estaria na casa de 50%.
“Nosso objetivo é alavancar o histórico que temos na indústria solar mundial aqui no Brasil e oferecer os mesmos valores aos players locais a fim de ajudá-los a atender o crescente mercado fotovoltaico. Focaremos na introdução desta tecnologia CC otimizada no mercado e no treinamento dos instaladores sobre os benefícios e as práticas de instalação a fim de ajudá-los a otimizar os seus negócios fotovoltaicos”, discursou.