Os agentes associados à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram por unanimidade o orçamento para o exercício de 2020, no valor de R$ 176,4 milhões. O montante é 4% superior ao registrado em 2019, equivalente à meta de inflação do Banco Central. A deliberação ocorreu na 65ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, em São Paulo. Estavam presentes representantes de 3.513 agentes, o correspondente a 62,12% dos votos válidos.
Durante a Assembleia, informou a CCEE, o presidente do conselho de administração, Rui Altieri, apresentou aos agentes as entregas da entidade em 2019, como a quitação do empréstimo da Conta-ACR, as melhorias tecnológicas nos sistemas, com destaque para a Plataforma Cadastral, e a realização da operação sombra para implementação do preço horário. Além disso, destacou o protagonismo e a abertura ao diálogo com o mercado, promovendo 25 reuniões com agentes, associações e instituições para discutir temas relevantes.

O executivo também compartilhou as perspectivas da entidade para 2020 sobre temas como a solução para o risco hidrológico, a implementação do Preço de Liquidação de Diferenças em base horária, prevista para 2021, e o aprimoramento do MRE. Em setembro, a Câmara de Comercialização alcançou a marca de 8.671 agentes, um aumento de mais de 14% em relação a dezembro de 2018 e 198% em relação a dezembro de 2014.