Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A importação de placa solar para geração distribuída e centralizada aumentou 204% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. De julho a setembro, foram importadas 1.185 MWp, segundo levantamento realizado pela Greener, com base em dados da receita federal.

O estudo, divulgado nesta sexta-feira, 1º de novembro, também mapeou a importação de inversores fotovoltaicos. No terceiro trimestre, foram importados equipamentos equivalentes a 864 MW, crescimento de 182% na comparação com igual período de 2018.

Segundo dados da Aneel, foram adicionados 833,3 MW de capacidade instalada entre julho e setembro, crescimento de 111% em relação ao volume verificado em 2018. Ao final de setembro, a capacidade acumulada solar estava em 1,4 GW, com 123.435 unidades consumidoras. Os consumidores residencias e comercial representam 79% da potencia até 30 de setembro de 2019.

Há 4.049 municípios com pelo menos 1 sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica até o fim de sembro. As tabelas a seguir mostram a evolução por estado. Clique aqui para baixar gratuitamente o estudo completo.