Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A ABB passou a disponibilizar inteligência artificial para ser utilizada em edifícios comerciais e industriais para o gerenciamento de energia. Um dos benefícios é o de combater as crescentes tarifas durante os momentos de pico de demanda. A empresa adicionou duas novas aplicações ao seu Sistema de Controle de Distribuição Elétrica ABB Ability: Previsão de Energia e Alertas Inteligentes. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 6 de novembro.

Essas novas funções foram desenvolvidas em parceria com a norte-americana Verdigris Technologies, empresa localizada no Vale do Silício, Califórnia. A ABB explicou que esse novo aplicativo usa algoritmos de learnig machine para ajudar os clientes a gerenciar seus ativos, identificando problemas de forma preditiva.

De acordo com Andrea Temporiti, líder digital do negócio de eletrificação da ABB, a IA atua na análise dos dados de energia para identificar oportunidades de aprimoramentos de produtividade e economia de custos de energia.

O aplicativo deriva do programa Open Innovation da ABB que envolve incubadoras, aceleradores, centros de inovação e start-ups no desenvolvimento e design de novas soluções digitais e modelos de negócios. A empresa destaca que está construindo um ecossistema de parceiros de inovação para trabalhar em serviços de gerenciamento de energia digital para aplicativos que podem ser utilizados em edifícios inteligentes até à mobilidade elétrica.

Já o ABB Ability Previsão de Energia usa a IA para fornecer aos gerentes de instalações previsões acerca do consumo de energia. Assim, afirmou a companhia, permite a tomada de ações para reduzir picos de consumo não planejados, reprogramando ou desligando cargas não críticas para o edifício monitorado. A companhia utiliza essa solução em sua unidade da cidade italiana de Delmine, onde além desse monitoramento há ainda uma usina solar com 87 kWp de potência instalada em seu telhado. A solução foi apresentada a jornalistas de diversos países durante o evento dedicado à mídia especializada um dia após encontro com investidores para essa divisão de negócios criada a partir do amplo programa de reestruturação anunciada no início do ano.

*O repórter viajou a convite da ABB