fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A UTE Prosperidade II (37,3 MW), viabilizada no último leilão A-6 pela Imetame Energia, vai ter investimentos de cerca de R$ 120 milhões. A usina, que fica na Bahia e seá do tipo Gas to Wire – em que o gás que vai abastecê-la fica próximo a planta – é a segunda da empresa, que já tem em operação Prosperidade I, no mesmo estado. Giuliano Favalessa, diretor da empresa, viu se confirmar a forte competição que era prevista para o leilão. “Como já era esperado, o Leilão foi muito competitivo devido ao número de projetos que foram habilitados para participação. Mesmo com todos esses projetos nossa expectativa era de preços um pouco melhores”, afirma o executivo. Prosperidade II foi comercializada com preço de R$ 188,90/ MWh.
Com a térmica Prosperidade I em funcionamento desde 2018, a Imetame estuda o cadastro de Prosperidade III para os próximos leilões A-4 e A-6 do ano que vem. “Estamos avaliando a possibilidade de expansão deste modelo Gas to Wire para esses campos, impulsionando a exploração do gás onshore, que é um dos principais pontos do programa Reate”, avisa. O Reate é o Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres. Lançado em 2017, ele busca viabilizar uma indústria de Exploração & Produção terrestre.
A usina deve gerar cerca de 110 empregos diretos e indiretos durante a construção do empreendimento. A Imetame Energia é uma empresa operadora de blocos e campos terrestres nas Bacias Sedimentares Brasileiras do Recôncavo (BA), Potiguar (RN), Sergipe/Alagoas (AL), São Francisco (MG) e em 2017 foi vencedora no leilão da 14ª Rodada de Licitações da ANP, arrematando cinco blocos exploratórios na Bacia do Espírito Santo (ES). O Grupo Imetame também atua em outras áreas como Logística e Agropecuária.
Ainda de acordo com Favalessa, conversas com fornecedores de equipamentos já começaram, mas ainda não fecharam com nenhum. Segundo ele, os contratos devem ser fechados em 2020.