CEB conclui instalação de transformadores e avança com obra em subestação

Equipamentos irão garantir fornecimento de energia para mais de 100 empresas do Polo JK; Construção da SE deve ser finalizada em 2020

A CEB anunciou a finalização dos serviços de instalação de dois transformadores de grande porte na subestação Polo JK, localizada em Santa Maria (DF). Os equipamentos, de 138/13,8 mil volts e 32 MVA garantirão o fornecimento de energia de qualidade para mais de 100 empresas instaladas na localidade, além de atender regiões vizinhas como Gama e Park Way. Já a conclusão da obra da subestação está prevista para o primeiro trimestre de 2020.

O gerente de obras de subtransmissão da CEB Distribuição, Bruno Rolim, explica que existe outra etapa a ser executada junto à obra da SE, que para ser energizada precisa da linha de transmissão, que também será implementada com suporte técnico das equipes da companhia. A obra da rede de transmissão está em processo licitatório e o edital de abertura do certame, publicado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal em 30 de outubro, tem valor estimado para contratação de R$ 11,9 milhões. A abertura da licitação está prevista para 28 de novembro de 2019, às 10h30, com prazo de execução de 300 dias corridos.

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, o Polo JK precisa de energia de qualidade para que as empresas tenham capacidade de produzir. “A nova rede de transmissão e a instalação da subestação são medidas que viabilizam essa energia”, declarou. O projeto, que faz parte do programa Procidades, vai custar ao todo R$ 30,3 milhões e está sendo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do DF.