CEB inicia processo para expansão de subestação em Ceilândia

Projeto orçado em R$ 3,2 milhões inclui instalação de dois vãos de linha de transmissão para proteção da rede e diminuição no número de quedas do fornecimento elétrico na região

A CEB Distribuição iniciou a aquisição do material e dos equipamentos para as obras de ampliação da subestação de Ceilândia Norte, que fornece energia para 76.646 domicílios. A obra inclui a instalação de dois vãos de linha de transmissão, que protegerão a linha com o intuito de diminuir o número de quedas do fornecimento de energia na região. A iniciativa custará R$ 3,2 milhões à companhia e tem conclusão prevista para junho de 2020.

Bruno Rolim, gerente de obras de subtransmissão da CEB, explica as linhas de transmissão na subestação de Ceilândia Norte não estavam devidamente protegidas, o que pode prejudicar o fornecimento de energia para a região em um eventual incidente como raios, árvores na rede, cabos partidos ou desligamento de transformadores. “Ao instalarmos os vãos e a proteção nas linhas de transmissão, em um possível incidente na linha, ela será desligada ao invés do transformador. Além disso, como são duas linhas, quando uma desliga a outra mantém o fornecimento normal para a região”, conclui Bruno.

Além de diminuir as quedas de energia na área norte de Ceilândia, o equipamento moderno de módulo compacto que será instalado na subestação ocupará muito menos espaço físico no pátio do empreendimento, trazendo uma economia em obras civis e cabeamento de comando e controle. O diretor de Distribuição, Dalmo Rebello, destacou os recentes investimentos em benefício a população da região. “Há uns anos atrás nós conseguimos outra subestação em Taguatinga Norte para dividir a distribuição de energia e já teve uma melhora em função disso. Com essa nova obra a tendência é melhorar mais ainda para o pessoal atendido por Ceilândia Norte”, declarou.