Alupar obtém LI e conclui compra de transmissora da Eletrobras

Companhia conseguiu licença para LT entre São Paulo e Rio e finalizou aquisição de 49% das ações da Transmissora Matogrossense de Energia

A Alupar Investimento, por meio de sua subsidiária Transmissora Serra da Mantiqueira (TSM), obteve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Licença de Instalação referente Linha de Transmissão de 500 kV Fernão Dias – Terminal Rio. A informação foi divulgada através de comunicado ao mercado, na noite da última quarta-feira (13). O projeto, cuja Alupar detém participação de 51%, é referente a implementação do lote 19 do Leilão nº 05/2016 da Aneel, realizado em abril de 2017. O prazo estipulado pela agência para entrada em operação do ativo, que perpassa os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é de agosto 2022.

A empresa também concluiu a transferência da totalidade das ações da Sociedade de Propósito Específico Transmissora Matogrossense de Energia (TME), detidas pela Eletrobras e correspondente a 49% do capital social total da companhia, em consonância com o edital do Leilão Eletrobras n.º 01/2018, referente ao Lote K, realizado em sessão pública na sede da Bolsa B3. Pela aquisição, a Alupar pagou o valor atualizado de R$ 118,9 milhões, já corrigidos até 13 de novembro de 2019.

Adicionalmente, conforme Fato Relevante divulgado em 16 de maio de 2019, com o objetivo de trazer maior sinergia operacional e financeira aos ativos localizados no Estado do Mato Grosso, a companhia celebrou o Contrato de Compra e Venda de Ações com a Apollo 15 Participações S.A. para transferência de 35% dos papéis da TME, iniciando os trâmites necessários para a venda.