A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento de R$ 2,76 bilhões para a Mantiqueira Transmissora de Energia S/A. Os recursos serão utilizados na implantação de linhas de transmissão de energia elétrica e subestações localizadas no Estado de Minas Gerais. O valor total do projeto é de R$ 3,4 bilhões e deverá gerar 4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, durante a sua implantação, conforme estimativa da Mantiqueira. Após a conclusão, o total de empregos será de 250, sendo 70 diretos e 180 indiretos. Esses investimentos irão beneficiar 41 municípios mineiros.

O funcionamento dessas novas linhas irá viabilizar o escoamento de geração de energia, sobretudo renovável, de cerca de 11 GW, em Minas Gerais. Está previsto, também, aumentar o escoamento de energia de usinas do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Outro benefício do projeto é o fortalecimento da interligação de parques eólicos da Região Nordeste para a Região Sudeste do país. Além disso, o projeto irá melhorar o atendimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Estado do Espírito Santo, em conjunto com a Região Leste mineira.

O empreendimento apoiado pelo BNDES é considerado relevante no planejamento de expansão da oferta de energia elétrica nacional, principalmente renovável, previsto nos Planos Decenais de Energia da Empresa de Pesquisa Energética.