Subestação no Distrito Federal recebe novos Bancos de Capacitores

Entrada em operação comercial dos equipamentos de 558 Mvar e 381 Mvar traz benefícios ao SIN

Furnas concluiu a substituição dos Bancos de Capacitores Série BC1 e BC3 da Subestação de Samambaia, localizada no Distrito Federal. Os novos equipamentos possuem potência de 558 Mvar e 381 Mvar, respectivamente, e foram entregues para operação integrada do Operador Nacional do Sistema (ONS) em 17 e 18 de novembro. A implantação foi recomendada através de Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do próprio Operador, que identificaram benefícios para o Sistema Interligado Nacional (SIN) com o aumento da capacidade.

Segundo os estudos, a crescente oferta de energia nas regiões Norte e Nordeste do País, com destaque para os parques geradores eólicos, tem demandado uma frequente necessidade de transferência de potência dessas regiões para o submercado Sudeste/Centro-Oeste. Neste contexto, a chamada Interligação Norte/Sul, composta por três circuitos em 500 kV, apresentou como restrição para a operação eletro-energética otimizada do SIN, limitando a transferência de energia excedente entre os submercados.

A origem dessa restrição foi identificada na reduzida capacidade de corrente dos bancos de capacitores série-BCS que compõem a Interligação Norte-Sul, tanto em regime normal de operação quanto em contingência, quando comparada à capacidade das correspondentes linhas de transmissão. O reforço foi autorizado pela Aneel através da Resolução Autorizativa n° 6.247, de 21 de março de 2017. A Receita Anual Permitida (RAP) associada à entrada em operação do Banco de Capacitores BC1 é de R$ 16.486.392,41, enquanto que para o Banco de Capacitores BC3 é de R$ 11.569.256,78, ambas tem como base junho de 2016.

O projeto contou com apoio de diversas equipes das Diretorias de Engenharia, Operação e Administração de Furnas, o que possibilitou a entrada em operação comercial dentro do prazo estabelecido no Contrato firmado com a ABB, cujo escopo contempla o fornecimento dos Bancos de Capacitores Série Fixos de 550  kV, equipamentos e sistemas associados, ensaios, execução de estudos e projetos, obras civis, montagem, comissionamento e desmontagem.