Chesf inicia novo módulo do SAP para gestão de ativos de O&M

Companhia é pioneira ao utilizar esse tipo de software para setor elétrico

A Chesf iniciou a utilização de um novo módulo WCM do software que faz a gestão de ativos de Operação de Manutenção da companhia, o ProERP SAP, sendo a primeira vez da ferramenta como propriedade dentro do Setor Elétrico. Entre os principais benefícios do novo sistema estão integração com agentes externos de controle, confiabilidade nas informações, maior segurança para processos, pessoas e equipamentos, além da eficácia nos serviços e maior transparência nos dados empresariais. O evento de Go Live dessa etapa do projeto de implantação foi realizado na última segunda-feira (02), no Complexo Sede da Chesf, e contou com a presença de toda diretoria e com os líderes do processo.

Segundo o coordenador da Implantação do SAP na Chesf, Sandro Maurício, estudos de impactos foram realizados no sentido de mitigar os riscos da vanguarda do uso novo sistema. A implantação da solução iniciou em janeiro, com os macroprocessos Finanças e Suprimento; em abril, entrou Recursos Humanos e, hoje, Gestão de Ativos, com os módulos PM (gerenciamento da Manutenção) e WCM (gerenciamento da Operação). “O maior ganho do processo foi que a empresa trabalhou junta, ganhou em engajamento e passou a romper as caixinhas”, pontuou Sandro Maurício destacando a unidade das equipes de diferentes diretorias.

O diretor de Operação, João Henrique Franklin, destacou que a empresa está dando esse grande passo com segurança, afirmando que todas as premissas foram cumpridas. “Foi uma estratégia de sucesso, com o compromisso de todos, mais de duas mil pessoas treinadas, e a certeza de que essa ferramenta vai propiciar ganhos”, declarou.

Já Adriano Soares, Diretor responsável pela implantação do SAP, destacou o pioneirismo da instituição e os ganhos que terá com sistemas de gestão de ponta para permitir melhor tomada de decisões. Ele ressaltou que o projeto também revelou grandes talentos, reafirmando a qualidade do corpo técnico da empresa. “Teremos uma sala de situação com informações unificadas, com todos os dados, inclusive operacionais. Estamos numa Chesf vivendo grandes transformações, tornando-se mais competitiva”, complementou.

Por sua vez, o presidente Fábio Alves comentou que a companhia sempre foi ousada e seus empregados atendem prontamente para tornar problemas em soluções. “Somos uma empresa que se assemelha a uma nação. Somos brasileiros e somos chesfianos”, finalizou.