GD na Bahia cresceu 158% em 12 meses

Estado possui 3,4 mil unidades geradoras e investimentos de R$ 60 milhões em 2019

A Bahia cresceu 158% em potência instalada de Geração Distribuída nos últimos 12 meses. São 36,6 MW de potência instalada, 3,4 mil unidades geradoras, 4,7 mil unidades que recebem créditos e mais de 151,7 mil módulos fotovoltaicos. Em 2019 foram mais de R$ 60 milhões investidos no setor na Bahia. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o Bahia Energy Meeting, em Salvador (BA).

De acordo com a diretora de Interiorização do Desenvolvimento da SDE, Laís Maciel Lafuente, a atuação do governo baiano em GD este ano mudou a realidade do setor. Segundo ela, já existe geração distribuída no interior do estado e é muito maior do que o registrado há cerca de quatro meses. Os dados da secretaria mostram que, na Bahia, 43,8% da potência instalada pertence à classe comercial. No estado, 28,06% das unidades geradoras estão localizadas em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.

A diretora explica que a principal meta para 2020 é sensibilizar ainda mais os gestores municipais. Para ela, o ano que vem vai ser um ano fundamental de transição e o gestor municipal é referência. Caso uma prefeitura comece a aderir a uma política solar distribuída, isso vai proliferar com maior velocidade, mostrando que é possível para as micro, pequenas e grandes empresas.