A EDP, em parceria com o projeto Litro de Luz Brasil, realizou no fim de semana a instalação de 60 postes de energia solar na comunidade de Nova Jabaeté, em Vila Velha, no Espírito Santo. O Litro de Luz Brasil é uma organização social que atua levando luz elétrica a comunidades de baixa renda, não cobertas pela rede convencional de distribuição de energia. A solução de iluminação pública é composta de canos de PVC, uma bateria que armazena a energia captada durante o dia, e uma lâmpada de LED protegida por uma garrafa PET.
A instalação dos postes foi feita por 50 voluntários da EDP, além de voluntários do Projeto e moradores da própria comunidade. De acordo com a Associação Dos Moradores do Parque Residencial Nova Jabaeté, 1.200 pessoas serão beneficiadas. O loteamento da comunidade de Nova Jabaeté não era considerado regular pelos órgãos públicos, razão pela qual a região não era alcançada pela rede de distribuição de Vila Velha. No fim do ano passado, a comunidade foi reconhecida como área de interesse social. Com isso, o bairro vai receber a rede de distribuição, com a instalação de poste padrão para as casas, construção de rede de distribuição em média tensão, posteamento, entre outras medidas técnicas para um serviço seguro e com a máxima qualidade.
Enquanto essas obras são executadas, a distribuidora vai oferecer para comunidade a solução de iluminação pública idealizada pelo projeto Litro de Luz. “Essa ação faz muito sentido para nós. A EDP, por meio do Instituto EDP, tem como objetivo ajudar na melhoria de qualidade de vida da população, seja pela educação, lazer ou esporte. No Instituto EDP, acompanhamos de perto como esse tipo de ação envolve e melhora a vida das pessoas e da comunidade. Seguimos com o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado e com a nossa meta de usar nossa energia para cuidar sempre melhor”, afirma João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo.
A eletrificação traz diversos benefícios, como mais segurança para andar à noite, aumento do potencial de comércio e atividades de lazer noturnas. Mas, além de iluminar as localidades, o projeto Litro de Luz busca empoderar os moradores participantes, incentivando a participação de todos como agentes de transformação da própria comunidade.