A usina hidrelétrica Corumbá IV (GO) foi agraciada com a medalha Eloy Chaves como o empreendimento com melhor desempenho na área de segurança do trabalho em 2018. A premiação da Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica foi conferida à concessionária da usina pelo segundo ano consecutivo, e entregue durante o Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro, promovido pela Fundação Coge.
O reconhecimento não é inédito, já que a concessionária foi escolhida entre as melhores e ganhou a medalha também em 2012 (2º Lugar), 2015 (3º lugar) e 2016 (2º lugar).Para a gerente de Recursos Humanos da Corumbá Concessões, Juliana Siqueira de Figueiredo, a medalha é o resultado do esforços de trabalhadores e de gestores da companhia em relação à política de saúde e segurança no trabalho. A mesma explicação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Marcelo Mendes, que viu a medalha como a premiação de um trabalho coletivo.
A Corumbá Concessões, segundo Juliana, tem atuado para expor seus funcionários, especialmente os que trabalham na parte operacional da usina, a um mínimo de riscos possível. “Não só entregamos a eles os equipamentos de segurança, como temos critérios rigorosos para garantir o uso deles”, disse. A empresa tem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Brigada de Incêndio, e seus trabalhadores são treinados regularmente em relação às normas reguladoras vigentes e em ergonomia.