A CPFL Energia investirá R$ 10 bilhões nos próximos 5 anos em melhorias na qualidade do serviço e na expansão da rede de distribuição de energia elétrica no Brasil. O valor, porém, desconsidera eventuais investimento em novos negócios ou aquisições de concessionárias nesse período.
“Temos um capex anual em distribuição de R$ 2 bilhões. Esse é o maior nível de investimento da história da companhia e a expectativa é que a gente mantenha e preserve esse investimentos nos próximos 5 anos”, disse o presidente da companhia, Gustavo Estrella, em entrevista exclusiva à Agência CanalEnergia, nesta terça-feira, 17 de dezembro.
Com 14% de participação no mercado nacional, a CPFL Energia é segunda maior companhia do país no segmento de distribuição de energia, com atuação nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, atendendo cerca de 9,6 milhões de clientes em 687 municípios.
Segundo o executivo, para melhorar a qualidade do serviço é preciso investir com eficiência e em novas tecnologias. “Temos alguns avanços importantes em alguns indicadores técnicos (DEC e FEC), em especial na região Sul do país, onde a gente ainda tem um desafio”, admitiu.
A companhia trabalha com a retomada da economia brasileira a partir de 2020. “Este ano foi desafiador do ponto de vista de consumo de energia. Para 2020, a expectativa é de uma retomada mais clara da economia, o que traz reflexo para o nosso mercado”, explicou Estrella.
Um grande desafio da corporação no próximo ano será reduzir a inadimplência. “Esse é um desafio e vai ser o foco de atuação da companhia em 2020”, garantiu o executivo.