Leilão de LTs em 2020 incluirá concessão da Amazonas GT

Edital do certame entrará em consulta pública na próxima sexta-feira, 20

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a abertura de consulta publica no dia 20 de dezembro, com a proposta de edital do leilão de transmissão previsto para 10 de julho de 2020. O certame vai leiloar 18 novos empreendimentos de transmissão, com investimento da ordem de R$ 2 bilhões, além de licitar a contratação de um novo concessionário para a prestação do serviço de transmissão da Amazonas GT.

A empresa optou por não renovar o contrato de concessão, que será leiloado com as instalações a ele associadas. A licitação é inédita, segundo a Aneel.

Os empreendimentos do certame estão localizados nos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. Eles terão prazo de conclusão entre 42 e 60 meses.

No caso das instalações da Amazonas GT, o futuro concessionário escolhido na licitação dará continuidade à prestação do serviço de transmissão feita atualmente pela empresa, e terá de executar obras de revitalização dessas instalações para atendimento à região metropolitana de Manaus. A prestação do serviço de transmissão inclui a região metropolitana da capital amazonense e a do município de Presidente Figueiredo.

A Aneel vai receber contribuições até o dia 3 de fevereiro de 2020 pelo e-mail cp047_2019@aneel.gov.br ou por correspondência ao endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-110, Brasília – DF.