Última turbina de Colíder entra em operação comercial

Usina no MT soma 300 MW de capacidade. Agência também liberou operação em PCH no RS

A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a operação comercial da última turbina da UHE Colíder (MT – 300 MW), que fica na cidade de Nova Canaã do Norte, estado do Mato Grosso. Com a entrada da UG 3, de 100 MW, a usina opera na sua totalidade. De acordo com a Copel, a conclusão da usina simboliza um novo marco na história da empresa, pela sua posição de destaque no fechamento de um ciclo de robustos investimentos em geração de energia elétrica limpa.

A Aneel também liberou para operação comercial de 12,3 MW da UG2 da UTE F&S Agri Solutions. A térmica fica na cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. No mesmo estado, as turbinas UG1 e UG2 da PCH Recanto, em Tangará da Serra, já podem operar no modo comercial. As unidades somam 9,1 MW. No Rio Grande do Sul, a Aneel autorizou a entrada em operação das unidades UG1 e UG2 da CGH Faxinal, que totalizam 1 MW.

Na modalidade testes, o aval foi para usinas no estado de Santa Catarina. Na PCH Itapocuzinho IIA, em Jaraguá do Sul e Joinville, as unidades UG1 e UG 2 somam 11,7 MW. Já na CGH Enercol, em Abelardo Luz, as unidades Geradoras: UG1 e UG2, de 1 MW cada, já podem ser testadas.