O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que a carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) em janeiro deverá atingir 72.353 MW médios, redução de 1,1% em relação a janeiro de 2019, informou o órgão nesta sexta-feira, 27 de dezembro. A carga representa a soma do consumo de energia elétrica do país mais as perdas elétricas da rede.

Segundo o documento, os subsistemas Sudeste e Sul deverão apresentar variações negativas de 2,7% e 2,2%, respectivamente, considerando a mesma base de comparação (jan/20 – jan/19). Por outro lado, são esperados aumento da carga nas regiões Norte (6,2%) e no Nordeste (2,9%).

Reservatórios

De acordo com ONS, os reservatórios do Sudeste devem fechar o ano com 24,9% de capacidade máxima; Para o Sul, Nordeste e Sudeste são esperados 35,1%, 39% e 21,6%, respectivamente.

Em dezembro, a hidrologia também não está favorável, pois são esperadas ENAs (Energias Naturais Afluentes) no Sudeste de 75% da Média de Longo Termo (MLT); 64% no Sul; 29% no Nordeste; e 58% no Norte.

Clique aqui para acessar as informações detalhadas do Programa Mensal da Operação de janeiro.