A Omega Geração anunciou em comunicado ao mercado na última sexta-feira, 27  de dezembro, que assinou com o Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura Energias Renováveis acordo para transferência das ações de emissão das Centrais Eólicas Assuruá III, que possui os projetos eólicos Laranjeiras III e Laranjeiras  IX, que ficam na Bahia, na mesma região dos complexos eólicos Assuruá I e II. O valor da operação ficou em R$ 20 milhões. O complexo Assuruá III tem 50 MW de capacidade e foi viabilizado no leilão A-5 de 2014.

A compra desses 50 MW já estava prevista desde o fim do ano passado, quando a Omega comprou por R$ 1,9 bilhão o Complexo Eólico Assuruá, com 303 MW.

De acordo com a Omega, essa operação de compra confirma o direito da primeira oferta da Omega sobre os 2.000 MW de ativos que vão ser desenvolvidos na região de Assuruá. Segundo a empresa, eles vão ser importantes vetores de desenvolvimento, de modo a repetir o que já foi feito no complexo Delta, no Maranhão. A transação ainda está sujeita a condições habituais de fechamento incluindo aprovação de credores.