BNDES: oferta de ações da Petrobras avança

Banco de fomento pretende vender participação societária na petroleira

A Petrobras arquivou junto à Securities and Exchange Commission (SEC) a documentação necessária para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa registrar oferta pública de ações da companhia nos Estados Unidos. A informação foi publicada na sexta-feira, 3 de janeiro, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em 13 de dezembro de 2019, o BNDES anunciou a intenção de vender suas ações da Petrobras, equivalentes a 10% do capital da petroleira. Estima-se que a operação poderá movimentar mais de R$ 20 bilhões.

O documento arquivado na SEC é o formulário F-3, referente à totalidade das ações da Petrobras. “Esse formulário ainda será analisado pela SEC, estando sua efetividade condicionada à aprovação por tal órgão, não representando, neste momento, o registro de uma oferta de ações nos Estados Unidos, no Brasil ou em outra jurisdição”, esclarece a empresa.

O BNDES convidou para atuarem como instituições intermediárias da oferta de ações os bancos Credit Suisse (Brasil), Bank of America Merrill Lynch, Bradesco BBI, BB-Banco de Investimento, Citigroup Global Markets Brasil, Goldman Sachs do Brasil, Morgan Stanley e XP Investimentos Corretora.

BNDES anuncia intenção de vender suas ações da Petrobras