A Enel Green Power iniciou a operação da seção de 475 MW da planta solar São Gonçalo, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. A conexão do empreendimento, que é a maior planta solar da América do Sul, à rede ocorreu um ano antes do prazo definido pelas regras do leilão público A-4 de 2017. A construção da usina envolveu um investimento de cerca de R$ 1,4 bilhão.
São Gonçalo é a primeira planta da Enel no Brasil a usar módulos solares bifaciais, que captam energia de ambos os lados dos painéis, com expectativa de aumento de até 18% na geração de energia. Quando estiver em pleno funcionamento, a seção de 475 MW da planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, a estimativa é de evitar a emissão de mais de 600.000 toneladas de CO2 na atmosfera. Da capacidade instalada, 265 MW são apoiados por contratos de 20 anos de fornecimento de energia para o mercado regulado. Os 210 MW restantes vão gerar energia para o mercado livre.
Em agosto do ano passado, a Enel anunciou o início da construção da expansão de 133 MW do parque solar São Gonçalo, na qual ela está investindo cerca de R$ 422 milhões e que está baseada em contratos no ACL. A expansão, que aumenta a capacidade total de São Gonçalo para 608 MW, deve iniciar as operações em 2020. Quando estiver em plena operação, a planta inteira, de 608 MW será capaz de gerar mais de 1.500 GWh anualmente.
No Brasil, o Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGP Brasil e Enel Brasil, tem uma capacidade total instalada renovável de cerca de 2,9 GW, dos quais 782 MW são de fonte eólica, 845 MW de solar e 1.269 MW de hidro. Além disso, a EGP tem cerca de 2,1 GW em execução no Brasil. De acordo com comunicado da empresa, o responsável da EGP, Antonio Cammisecra, afirmou que colocar em operação o projeto com essa antecipação representa um grande marco para as operações da companhia no país. O executivo diz ainda que a empresa vai continuar tendo um papel fundamental no desenvolvimento do setor fotovoltaico do Brasil, que é central para a diversificação e resiliência do mix de geração do país.