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A subsidiária de soluções inteligentes do grupo italiano Enel, a Enel X instalará 1.200 pontos de recarga para veículos elétricos no Chile até 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 17 de janeiro, pela gerente geral da empresa no país, Karla Zapata. Com isso, a empresa vai construir a primeira rota elétrica em nível nacional no país andino. O Chile já havia anunciado que até 2040 quer substituir toda a frota pública por veículos elétricos. “Hoje estamos construindo o futuro da eletromobilidade e estou segura que isso vai se multiplicar em outros países”, afirma.

Ainda de acordo com a gerente da Enel X, a previsão é que este ano sejam instalados 290 pontos. A previsão é de que em 2021 eles cheguem a 556, de forma a atingir a meta estipulada. Ela ressaltou ainda o aspecto da sustentabilidade que os veículos elétricos trazem para as matrizes dos países, uma vez que elas ficam mais limpas. No Chile o transporte é uma das atividades com maior índice de emissão de gases, representa 28,8% do total, sendo responsável por cerca de 20% do material prejudicial à saúde.

 

Ponto de recarga da Enel em Santiago

Em 2025, a expectativa é que existam mais de 80 mil veículos elétricos no país que poderão utilizar a infraestrutura da Enel X. Karla Zapata lembrou ainda que os veículos elétricos tinham obstáculos que vêm sendo derrubados, como a autonomia dos carros, o preço e a infraestrutura de recarga. “Com os 1.200 pontos de recarga da Enel X a infraestrutura não vai mais ser obstáculo”, avisa.

Para a executiva, é importante pensar e trabalhar cada vez mais as questões da descarbonização e da mobilidade elétrica, para que as cidades sejam mais integradas, limpas e sustentáveis.

Ela comparou o custo de deslocamento de um carro convencional e de um elétrico de Santiago para Concepción, cidade ao sul da capital chilena, distante 501 quilômetros. Enquanto a viagem custaria 34.870 pesos chilenos para o primeiro, esse mesmo trajeto executado por um elétrico ficaria por 7.800 pesos chilenos. “O carro elétrico vai aliviar os custos familiares e operacionais de empresas”, salienta Karla Zapata. Os pontos vão ser de carga média, rápida e ultra rápida.

Até o momento é a própria Enel quem tem a maior frota de veículos elétricos do país, 60 unidades. O Chile tem uma das maiores extensões territoriais do continente, são mais de quatro mil quilômetros de norte a sul. Mas a rota elétrica chilena não vai ficar restrita à região de Santiago. Serão 47% na região metropolitana e 53% na demais. 87% delas ficarão em zonas urbanas, enquanto 13% serão instalados nas estradas. Regiões como Los Lagos, Tarapacá, Coquimbo e Los Rios são algumas a receber esses pontos de recarga. A empresa também prevê desenvolver parcerias com shoppings , restaurantes, estações de serviços, centros de saúde e supermercados, além de empresas, para a instalação dos pontos.

*O repórter viajou a convite da Enel Brasil