Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com investimentos de R$ 2 milhões realizados em 2019 e previsão de aplicar aproximadamente R$ 1,2 milhão em máquinas e equipamentos neste ano, a Incotep, Divisão industrial de Sistemas de Ancoragem do Grupo Açotubo, pretende intensificar sua relação junto ao mercado de energia elétrica, onde enxerga boas perspectivas para crescimento, sobretudo com os leilões que acontecerão até 2021 no setor.

“As expectativas para o segmento são excelentes, visto já estarmos com uma carteira de 50% do que havíamos projetado, o que nos possibilita trabalhar com um planejamento mais tranquilo e equilibrado”, disse o gerente executivo de Sistemas de Ancoragem da Incotep, Fernando Del Roy, em entrevista à Agência CanalEnergia. Ele explica que os aportes realizados pela empresa nos últimos anos fizeram a capacidade fabril mais que dobrar, permitindo o atendimento a um maior número de projetos simultaneamente.

Segundo o gerente, todas soluções da fabricante são normalmente utilizadas em obras, como nos casos de barras maciças, tirantes auto perfurantes, grampos metálicos, entre outros. Mas o principal produto para o segmento elétrico hoje é a estaca helicoidal, muito empregada em torres de Linha de Transmissão, além de outros dois lançamentos feitos no ano passado, quando a companhia reforçou seu posicionamento estratégico no mercado de fundações de LTs, durante o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), realizado em novembro.

 

Companhia dobrou capacidade fabril para suportar crescimento almejado para os próximos anos (foto: Incotep)

“O bloco metálico para estacas e os grampos para tubulão configuram os mais recentes desenvolvimentos para o segmento, representando 25% do nosso faturamento. Agora o foco é fazer constantes investimentos para aumentar nossa gama de produtos”, afirma Del Roy. De acordo com o executivo, a participação da Incotep no evento fez parte da estratégia de expansão, não apenas para a região de Minas Gerais, mas para todo o Brasil. “Queremos intensificar o relacionamento com todo o mercado”, completou.

Na avaliação de Del Roy, a companhia teve um desenvolvimento exponencial nos últimos anos. “Em nosso planejamento entendemos que haverá um crescimento forte até 2021, com queda prevista para 2022 e 2023, devido ao acontecimento dos leilões. Como podem existir alguns fatores novos, estamos preparados para vários cenários”, explicou o executivo.

Sobre eventuais parcerias e contratos com empresas na área de energia, ele diz que a empresa estuda algumas parcerias, mas todas analisadas até agora são para atuar fora do Brasil. “Também não estão descartadas parcerias para novos produtos que venham complementar nossa linha”, finalizou.