Neoenergia finaliza projeto de transmissão com antecipação de 13 meses

Empreendimento no Ceará servirá como reforço para o Sistema Elétrico Nacional entre as regiões Norte e Nordeste

A Neoenergia anunciou a conclusão e energização do Compensador Estático de Reativos da Subestação (500kV) de Sobral III, localizada no Ceará. O empreendimento faz parte do lote 27 conquistado pela companhia em abril de 2017, no leilão de transmissão da Aneel. A entrega da obra aconteceu com antecipação de 13 meses em relação a data inicialmente prevista, que era fevereiro de 2021.

O investimento foi 33% inferior aos R$ 117 milhões estimados originalmente pelo órgão regulador. Já a Receita Anual Permitida definida pela agência é de R$ 12 milhões. A iniciativa compreendeu a construção de um módulo de interligação de barras, um módulo de conexão de compensador estático de reativos, além de um compensador estático de reativos e servirá como reforço para o Sistema Elétrico Nacional, entre as regiões norte e nordeste.

Com a conclusão, toda a manutenção e operação será realizada por colaboradores próprios e o monitoramento feito remotamente do Centro de Operações, no Rio de Janeiro, onde está localizada a holding da empresa, com programações para manutenções específicas.