Inspeção afasta perigo iminente de ruptura de barragem de PCH no ES

Statkraft vai continuar monitoramento na PCH Francisco Gros

A Statkraft realizou na manhã da última segunda-feira, 27 de janeiro, a inspeção por terra da barragem PCH Francisco Gros, localizada no município de Alegre (ES), próximo à comunidade de São João. Com base nos resultados da perícia, a empresa constatou que não há iminência de ruptura da estrutura e reduziu o estado de emergência para nível de alerta. Com isso, os moradores do entorno podem retornar às suas residências. Caso as condições hidrológicas voltem a níveis excepcionais e novas inspeções indicarem anomalias, o estado de emergência poderá ser revisto.

No dia 26 foi realizada uma inspeção técnica por ar, com sobrevoo de helicóptero. Por precaução, a empresa decidiu manter o nível de alerta de estado de emergência, optando por seguir com uma avaliação mais detalhada da estrutura da barragem, o que só foi possível na manhã de hoje. A Statkraft mantém o monitoramento da barragem e está atenta a possíveis alterações no cenário atual.

Segundo a empresa, a decisão de manter o alerta de estado de emergência desde o último sábado, 25 de janeiro, teve como foco principal garantir a segurança das pessoas – a vida humana é e continuará sendo prioridade para a Statkraft, sempre. Nesta data, imagens mostraram que havia possibilidade de a barragem ter sofrido danos estruturais, o que justificou a decisão tomada pela empresa. Desde que soube da existência de possíveis impactos na integridade da barragem, a Statkraft adotou imediatamente medidas de contingência: acionou a Defesa Civil e ativou o Plano de Ações Emergências para Barragens. Em paralelo, retirou seus colaboradores do local e orientou os órgãos públicos no plano de evacuação da comunidade.