Atuação da Enel será discutida em nova audiência em GO

Líder do governo na Câmara pede cuidado com propostas sobre fim da concessão

A atuação da Enel em Goiás será discutida em nova audiência pública marcada para o próximo dia 15, na assembleia legislativa do estado. Além do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que foi convidado na semana passada pelo líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), estarão presentes ao debate em Goiânia representantes da distribuidora, parlamentares da bancada federal e o governador Ronaldo Caiado.

“Nossa intenção é expor o problema, fazer com que a Enel apresente o que ela tem feito, mostrar se os parâmetros dos contratos estão sendo seguidos e quais são as futuras ações que a Enel pretende fazer para resolver a questão da energia elétrica em Goiás”, explicou Vitor Hugo à Agência CanalEnergia. Privatizada em novembro de 2016, a empresa está sob pressão para melhorar a qualidade do serviço prestado, e já existe um projeto de lei de revogação da concessão na Assembleia Legislativa de Goiás e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 706/19) do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) que também vai na mesma direção.

Para o líder do governo, no entanto, é preciso ter cautela com esse tipo de proposta. “Essa é uma questão que tem que ser bem discutida, porque é uma concessão feita no âmbito da União e a aprovação dessa medida pode causar insegurança jurídica. E talvez haja caminhos para a gente resolver o problema, que é a população na ponta da linha ter uma melhora no acesso à energia elétrica sem ter que retirar uma empresa que, embora não tenha ainda apresentado resultados concretos na ponta da linha, tem todas as condições de fazê-lo, se bem conduzido [o processo]”, ponderou.