Encontro da Abren discute tecnologias WTE

Projetos de recuperação de resíduos por incineração, pirólise e CDR serão apresentados por empresários

Projetos de transformação de resíduos em energia no Brasil, usando tecnologias waste to energy (WTE), serão apresentados por empresários no próximo dia 12 de fevereiro, em Brasilia. Eles estarão no 1º Encontro dos Associados da Abren e Convidados, evento promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos.

O primeiro caso será apresentado pelo CEO do Grupo Lara, Daniel Sindicic, responsável pela construção de uma Usina de Recuperação Energética (URE) por incineração em Mauá, interior de São Paulo, a partir de julho desse ano. Primeiro projeto de tratamento térmico do país, o empreendimento tem investimento previsto de R$ 900 milhões em recursos privados.

A unidade vai ocupar uma área de 90 mil metros quadrados, no aterro sanitário da Lara, em Mauá, e deve produzir 80 kWh de energia com a queima do lixo recolhido nas cidades de Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Itanhaém, Juquiá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo e São Caetano. O total gerado é suficiente para abastecer cerca de 250 mil residências, de acordo com o empreendedor.

A recuperação energética por Pirólise, será apresentada pelo CEO do Grupo RTB Holding Energia, Sergio de Souza, e pelo CTO da empresa Inddra Energia e Resíduos, Rafael Ninno Muniz. Tecnologia de tratamento térmico, a Pirólise realiza a recuperação energética absorvendo o calor, e todo o gás produzido no processo é purificado para utilização em grupos geradores ou turbinas a gás para geração de eletricidade, ou na produção de vapor em caldeiras. Souza e Muniz vão apresentar dados sobre o uso dessas usinas como solução para os resíduos produzidos em pequenas e médias cidades.

CEO da W4 Resources, Francisco Leme vai apresentar projetos de CDR (Combustível Derivado de Resíduos), tecnologia usada principalmente por empresas produtoras de cimento. O executivo tem experiência na produção, comercialização e implantação de projetos de recuperação energética de resíduos em projetos WTE em diferentes países.

As inscrições para o evento podem ser feitas  com Schiller Willians, pelo e-mail schiller@abren.org.br , ou pelo telefone (61) 3045-0365.