Barragem do Paranoá deve abrir comportas neste sábado

Procedimento será executado pela CEB Geração, que explora uma PCH no local

A CEB Geração deve abrir neste sábado (8) as comportas do vertedouro da barragem do lago Paranoá, onde funciona uma pequena central hidrelétrica. A previsão, segundo nota divulgada pela companhia, é de que barragem atinja a cota de 1000,60 metros amanhã tarde, quando será feito o procedimento operacional de controle de vazão.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foram mobilizados para auxiliar na execução do procedimento, com o sobrevoo de helicóptero da região abaixo da barragem antes da abertura das comportas e alerta à população sobre mudanças repentinas no volume do rio Paranoá. “Essa é uma medida de segurança que visa a preservar vidas. Pedimos para que se evite circular às margens do rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local”, disse a diretora Técnica da CEB, Priscila Paris.

Responsável pela PCH Paranoá, a CEB G faz o monitoramento do nível do lago Paranoá, que circunda Brasília de uma ponta a outra. Nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, a cota atingiu 1000,36 metros, e a previsão é de que chova em torno de 35 mm no sábado e no domingo, o que deve aumentar o nível do reservatório em 12 cm/dia.