Nova Engevix diz que retomará a obra da UHE São Roque

Empresa disse que a assinatura do acordo de leniência com a CGU e AGU viabiliza a tomada de crédito no mercado

A Nova Engevix divulgou um comunicado à imprensa na última segunda-feira, 10 de fevereiro, informando sobre a retomada das obras da hidrelétrica São Roque, cujas obras foram paralisadas após dificuldades financeiras enfrentadas pela construtora Engevix, devido ao envolvimento em irregularidades conforme reveladas pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

Originalmente, a usina foi licitada em 2011 e deveria entrar em operação em 2016, segundo o cronograma original. A Nova Engevix, novo nome da Engevix, conseguiu cancelar os contratos de venda de energia e incluiu o projeto novamente no leilão A–6 de 2019, no qual saiu vencedora.

De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, a retomada da obra se tornou possível após a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) aprovarem o acordo de leniência da Nova Participações, holding controladora da Nova Engevix Engenharia e da Nova Engevix Construções. A assinatura do acordo de leniência viabiliza a tomada de crédito no mercado, “que sente os efeitos do programa de governança, ética e integridade iniciado em 2017, após a mudança na gestão do Grupo”.

Ainda segundo a empresa, não existem motivos para manutenção de bloqueios, restrições ou impedimentos para o grupo se relacionar com a Administração Pública, podendo participar de procedimentos licitatórios ou de qualquer outra modalidade de contratação.

Neste momento, além de dar continuidade à hidrelétrica de São Roque, o plano da Nova é investir em novos negócios.”Neste estado, a Nova vai se dedicar à conclusão da usina hidrelétrica de São Roque (SC- 141,9 MW) e tem planos para novos projetos. Só o investimento para a conclusão da usina no Rio Canoas chega a R$ 380 milhões e tem a previsão de gerar 1.000 empregos no Estado [de Santa Catarina]“, diz o comunicado.

Reportagem alterada em 12 de fevereiro, às 10:40, para correção do valor do investimento divulgado pela empresa.