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A Celesc espera até julho deste ano entregar as 23 estações de recarga de energia do seu projeto de eletrovia. A chamada pública para os interessados em abrigar um ponto de recarga se encerrou no último dia 30 de janeiro. Esses pontos vão se juntar aos sete já existentes que ligam Joinville a Florianópolis. Essa nova rota criará o eixo Norte-Sul, que vai de Joinville até Criciúma; e o Leste-Oeste, de Florianópolis até Chapecó. A iniciativa, que é realizada em parceria com a Fundação Certi, vai ter investimentos de R$ 4 milhões, oriundos da verba de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica.
De acordo com Thiago Jeremias, gerente do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Celesc, a empresa deve atuar como propulsora da mobilidade elétrica no estado. Segundo ele, iniciativas já fazem com que a tecnologia já comece a se difundir com mais força. “Já estamos percebendo algumas iniciativas, muitos shoppings com estações e montadora doando estações para se tenha uma infraestrutura de carregamento”. afirma.
Ele conta que as estações rápidas serão capazes de carregar cerca de 80% da bateria dos carros, e outras 18 semirrápidas que levam em torno de uma hora e meia a duas horas. Alguns pontos ficaram sem precedentes e a distribuidora terá que procurar os locais. O número de participantes ficou abaixo do esperado. A chamada teve 35 inscritos de 14 cidades no estado e agora a distribuidora está fazendo um estudo de onde os estabelecimentos estão localizados para tentar encontrar o ponto ótimo para que cada estação fique a uma distância de 100 km a 120 km uma da outra. Também será observado se os candidatos a abrigar a estação de recarga são capazes de proporcionar serviços ao cliente com lanchonete, restaurante e wi-fi, já que o cliente poderá ficar até duas horas carregando o seu carro elétrico. “Muitos deles se inscreveram, mas agora vai ter uma rodada de negociações, a gente está nesse status agora”, avisa.
O gerente da Celesc revela ainda que a rota de eletropostos poderá se conectar com a vizinha que está sendo desenvolvida no Paraná pela Copel. O estado tem uma rota que liga a capital Curitiba até Foz do Iguaçu. “Vamos implementar uma estação bem na divisa dos dois estados. Aí definitivamente ficam interligados os dois corredores. Vai ser possível sair lá do Sul de Santa Catarina e chegar até Foz do Iguaçu”, ressalta.
A Celesc também está participando do P&D Estratégico da Aneel sobre mobilidade elétrica. Nesse P&D, a empresa catarinense vai atuar em estudos com o Instituto Federal de Educação de Santa Catarina em formas para a conversão de veículos a combustão para veículos elétricos, assim como tem o kit GNV, que converte carros movidos a combustíveis líquidos para gás natural. “Estamos vendo como homologar, centro de massa e a parte mecânica”, explica.