Iberdrola lança desafio global para startups do setor elétrico

Programa recebe propostas até 16 de março para soluções tecnológicas de atualização de base de dados de iluminação pública e uso de estruturas para cabeamento de empresas de telefonia e internet

O grupo espanhol Iberdrola, controlador da Neoenergia no Brasil, anunciou uma chamada para empresas de todo o mundo apresentarem soluções tecnológicas para detecção, validação e atualização, de forma inteligente e automatizada, dos pontos de iluminação pública não registrados na base de dados das distribuidoras da companhia, além do mapeamento da instalação de redes de telefonia e internet sem autorização das empresas.

O objetivo do Start-up Challenge: Detecção de iluminação pública e cabeamento, é encontrar alternativas que ajudem a atualizar a base de dados de forma periódica e rápida, com ferramentas digitais. A ideia é melhorar a manutenção da infraestrutura, além de possibilitar a redução das perdas de energia e combater o uso irregular dos postes das distribuidoras. Essa situação é recorrente no Brasil, por isso, o desafio global de startups tem forte relevância para o país.

Para participar da iniciativa, que integra o Programa Internacional de Startups – Perseo, o método de detecção apresentado deve utilizar bases de dados externas e do georreferenciamento dos postes de iluminação presentes na rede da Neoenergia. Além disso, o processo precisa ser automático e funcionar quase sem a intervenção humana, seguindo critérios de eficiência, utilidade, escalabilidade e reprodutibilidade. Os interessados podem se inscrever por meio do site da iniciativa, até 16 de março.

As propostas selecionadas serão apoiadas no desenvolvimento de projeto piloto e aqueles que apresentarem sucesso serão incluídos no portfólio de fornecedores para melhorar a operação e manutenção das bases de dados da companhia. Além disto, podem receber investimento do Perseo, fundo de investimento da Iberdrola para apoio a startups.