O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Rodrigo Limp foi indicado para assumir a Secretária de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, vaga que está em aberta desde que Ricardo Cyrino pediu demissão do cargo em outubro de 2019. Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a Câmara dos Deputados autorizou a ida de Limp para o MME, uma vez que o diretor da Aneel tem cargo efetivo de analista legislativo. A nomeação de Limp precisa ser confirmada pela Casa Civil.

Limp tomou posse na Aneel em maio de 2018 e seu mandato terminaria em 2022. Seu substituto imediato será Júlio César Rezende Ferraz, Superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado da Aneel, por ser o primeiro na lista de substituição.

Há mais de um ano Limp conduzia um polêmico processo de revisão das regras de geração distribuída. A proposta apresentada pelo diretor foi duramente criticada por uma parcela do mercado, o que deu origem a campanha viral sobre a taxação do Sol. O processo de revisão da Resolução nº 482/12 está em consulta pública.