Sobradinho pode atingir 63% de sua capacidade até abril

Diretor da Chesf afirma que chuvas que acometeram Minas Gerais recentemente irão colaborar para aumento de volume dos reservatórios do Rio São Francisco

Segundo previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Reservatório de Sobradinho pode alcançar 63% de seu volume útil até o final de abril, conhecido como período úmido. A estimativa tem base na vazão atual do Rio São Francisco e nas previsões de índices de chuvas na respectiva Bacia Hidrográfica. Detentora da usina, a Chesf tem acompanhado as condições hidrológicas e o reflexo das chuvas não só em Sobradinho (BA), mas também em Itaparica (BA/PE).

No último período úmido, o reservatório chegou em abril com volume útil de 49%. A última vez em que o subsistema chegou a 100% de sua capacidade foi em 2009. Já no dia 13 de fevereiro, a barragem apresentava 37,99% de sua capacidade, com afluência de 3.750 m³/s e defluência de 811 m³/s. Já Itaparica estava com 47% do seu volume útil.

Para o Diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, as chuvas ocorridas, principalmente em Minas Gerais, irão possibilitar uma melhoria substancial no volume das barragens do Rio Francisco. “Sobradinho deve atingir um volume em torno de 60%, representando uma condição importante para atendimento aos usos múltiplos no próximo período seco”, salienta Franklin.