Nexans anuncia edital para projetos socioambientais de eletrificação

Fundação abre 8ª Chamada para iniciativas que fomentem o acesso à energia para populações desfavorecidas em todo mundo

A Fundação Nexans, do Grupo francês Nexans, anunciou a abertura da oitava Chamada para projetos de cunho socioambiental e que fomentem o acesso à energia e a melhora dos padrões de vida, provendo soluções sustentáveis para organizações do Terceiro Setor envolvidas com a causa da Fundação: o apoio ao desenvolvimento da eletrificação para populações desfavorecidas em todo o planeta – com foco em associações de base e alternativas sustentáveis.

A fase de inscrição irá até o próximo dia 18 de março. Em 2019 foram submetidos 208 projetos, com a participação de 190 organizações, sendo 160 de novos participantes de 52 países. A América do Sul obteve um crescimento significativo em sua participação no cômputo global, capitalizando cerca de 20% do orçamento anual da Nexans Alguns exemplos são os projetos contemplados em 2018 no Peru ( TechnoPeru e Light Up The World – LUTW em energia solar) e um novo na Colômbia, com o objetivo de implantar geração de energia fotovoltaica no município de Tumaco.

Em oito anos de chamadas globais, o Brasil foi contemplado com financiamento cinco vezes, através de três instituições: ECOA, de Mato Grosso do Sul (contemplada em 2016 e 2019), Trias (contemplada em 2018 – uma organização da Bélgica com presença no país, eque reúne agricultores e empreendedores com ideias semelhantes em todo o mundo e que se apoiam para tornar seus sonhos realidade), além do Instituto Pacto Amazônico (contemplado em 2016 e 2017), com uma iniciativa de geração solar na floresta amazônica.