A empresa Blueshift Geração e Comercialização de Energia, localizada em Florianópolis (SC), recebeu a aprovação do Ministério de Minas e Energia para importar até 2 milhões de m³ de Gás Natural Liquefeito – GNL da Argentina para os mercados potenciais das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A autorização tem validade de três anos e limita-se exclusivamente ao gás na forma liquefeita.

De acordo com a decisão, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 21 de fevereiro, por meio da portaria nº 58, a matéria-prima deverá ser entregue via transporte rodoviário para a Termelétrica Trombudo e na Central de Distribuição de GNL a ser construída pela empresa no estado de Santa Catarina.

O MME também prorrogou até 31 de dezembro de 2022 o prazo de importação de gás natural da Bolívia pela Companhia Mato-Grossense de Gás – MTGás, com volume de até 1,1 milhão de m³/mês, em regime interruptível. O mercado em potencial é o segmento não termelétrico no Estado de Mato Grosso, contemplando os setores industrial, comercial, serviços, residencial, cogeração, fertilizantes e veicular.