O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou há pouco em conversa com jornalistas que já existe um acordo para a aprovação pelo Senado do projeto de lei que trata da solução para o GSF. Segundo ele “nada que não diga respeito ao GSF será vetado”, garantiu nesta quarta-feira, 4 de março.

Albuquerque disse que tratou do assunto com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), com quem acertou os vetos de emendas que não digam respeito ao risco hidrológico. A matéria esta parada desde o ano passado na CAE.

Aziz tem resistido a pautar o projeto, porque é contrário a emenda de criação do fundo de financiamento de gasodutos privados (Brasduto) com recursos do Fundo Social do Pre-sal. O projeto de lei retornou ao Senado depois de passar pela Câmara, onde sofreu alterações. Segundo o ministro, a votação na comissão, de onde deve ir para sanção presidencial, depende agora da dinâmica da casa.

Albuquerque participa na tarde de hoje da reunião mensal do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que acontece excepcionalmente na sede da Agencia Nacional de Energia Elétrica.