As chuvas no outono devem ficar próximas da média histórica. Em coletiva realizada nesta segunda-feira, 16 de março, o meteorologista do Climatempo Filipe Pungirum revelou que apesar de ser normal uma redução nas chuvas nessa época do ano, o desempenho deve ser bom e na média de longo termo. “Temos performances muito boas de produção, principalmente as contribuições da bacia do rio Grande e do rio Paranaíba para o rio Paraná”, afirma.

Ele também prevê uma tendência boa de afluências no Sudeste/ Centro-Oeste na nova estação, ficando perto da MLT. O rio Parapanema, que apesar de ficar na região Sudeste teve comportamento similar ao da região Sul –  de poucas chuvas no trimestre – também terá um bom outono. “A expectativa é de melhora no quadro de chuvas ao longo do outono, com chuvas acima da média”, avisa. Ele prevê que no fim de junho o quadro de seca/retorne.

A região Sul, que vem tendo uma hidrologia fraca, com estiagem severa, tem a previsão de boas chuvas em abril, embora ainda abaixo da média, com previsão de melhora. “A expectativa é de início de melhora em abril e recuperação plena em maio, acima da média”, explica. O Nordeste tem expectativa de chuvas acima da média no Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão e o restante diminui em abril. Em maio, o quadro se repete, enquanto em junho, chuvas acontecem na costa leste.

Pungirum ressaltou ainda que o bom período úmido trouxe uma boa perspectiva para o outono, já que essas chuvas acabam controlando os níveis dos reservatórios para o restante do ano. Esse bom cenário permitiu bandeira verde na tarifa de energia.