A Radix anunciou que está desenvolvendo uma plataforma de Inteligência Artificial Aplicada ao Relacionamento com Clientes para a Cemig, aplicando as tecnologias Omnichannel, Chatbot e Big Data para elevar as interações entre a concessionária e seus clientes, no intuito de melhorar a comunicação entre as partes. O gerente responsável pelo projeto, Adonis Carvalho, classifica-o como proativo e autônomo, indicando que a integração dos canais de comunicação compõe principal campo de interesse da iniciativa.
“Estamos desenvolvendo uma plataforma inovadora que integra desde o front-end das aplicações utilizadas pelos clientes até o back-end dos sistemas que armazenam as informações necessárias para executar as tarefas requisitadas”, explica.
O projeto, regulado pelo programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Aneel, consiste basicamente em um framework interligado a um chatbot. Aplicações de inteligência artificial decodificam mensagens enviadas pelos clientes (ou iniciam proativamente uma interação motivada por eventos específicos) e criam uma resposta personalizada com base no perfil e no histórico de relacionamento do usuário.
“A solução terá uma interface para entrada de dados e, em seguida, com base no que foi inserido e no próprio perfil do usuário, irá direcionar a interação para a pessoa ou sistema que dará o melhor tratamento ao assunto”, comenta Adonis.
Outro ponto destacado é que a Cemig também ganhará uma padronização do atendimento com a integração dos canais e automatização das tarefas que seriam realizadas por um grande número de atendentes, e que terão um efeito direto na redução de despesas.