CEBDS e WBCSD lançam guia para PPAs de Renováveis no Brasil

Iniciativa tem objetivo de estimular crescimento desse tipo de contrato nas grandes empresas consumidoras

Foi lançado na última quinta-feira, 19 de março, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e o World Business Council for Sustainable Development, o Guia para Power Purchase Agreements Corporativos de Energia Renovável no Brasil. Disponível gratuitamente para download no site do CEBDS, o Guia PPA traz informações sobre esses contratos de compra de energia renovável que viabilizam investimentos para a construção de novas usinas e entrega de energia para grandes consumidores nos anos seguintes.

De acordo com a presidente do CEBDS, Marina Grossi, o investimento na compra de energia limpa é alternativa estratégica para a empresa reduzir custos de energia, diminuir pegada de carbono e ajudar no alcance de suas metas de sustentabilidade. Segundo ela, o material visa orientar e estimular o crescimento do mercado de PPAs renováveis assinados no Brasil entre grandes empresas consumidoras de energia e companhias fornecedores de energia. Para a presidente do CEBDS, a compra corporativa de energia renovável permite maior segurança para desenvolvedores e financiadores do projeto, bem como previsibilidade de custos com energia no longo prazo aos compradores, protegendo a companhia da volatilidade do preço do mercado.

Voltada para profissionais de diferentes áreas de empresas grandes empresas consumidoras de energia  –  como engenharia, sustentabilidade, jurídico e financeiro e outras – a publicação traz informações detalhadas sobre o atual funcionamento deste mercado no Brasil e questões regulatórias e indica as vantagens e oportunidades e riscos de investimento em PPAs e as principais tendências para os próximos anos.

O Guia PPA contou com o envolvimento de 10 grandes empresas participantes do Fórum de PPA Corporativo de Energia Renovável, que visa melhorar o entendimento das companhias sobre o uso de PPAs corporativas renováveis no Brasil. Segundo Lucy Hunt, gerente de Energia e Líder da WBCSD para o Fórum de PPA, desde que o Fórum foi formado, há 18 meses, temos visto um rápido crescimento na frequência de contratos assinados em todo o Brasil, que é hoje o 10.⁰ maior mercado do mundo em volume de capacidade de energia renovável assinada. Ela espera que as empresas continuem acelerando a aquisição de energia renovável e introduzindo modelos inovadores para o fornecimento