Nexans fecha contrato para eletrificação rural no Amazonas

Subsidiária da multinacional francesa irá fornecer mais de 40 Km de cabos de média tensão com fabricação especial para acondicionamento de longos lances

A subsidiária local do grupo francês Nexans fechou contrato com a Amazonas Energia para fornecimento de aproximadamente 40 km de cabos de média tensão, com vistas ao suprimento da demanda por cabos no projeto regional de eletrificação rural em parte do estado amazonense, onde a concessionária utilizará os cabos em instalação subaquática através dos leitos dos rios. A previsão para instalação do material é para meados do segundo semestre, com o comissionamento indo até o final do ano.

A iniciativa tem como objetivo central modernizar e expandir a rede distribuição elétrica da região, com substituição de linhas aéreas por subaquáticas em alguns trechos e outros que ainda contarão com novas instalações. No total, o programa cobrirá cerca de 20 cidades, 12 mil residências e mais de 60 mil pessoas das regiões ribeirinhas do Alto / Médio / Baixo Solimões, Madeira e Médio / Baixo Amazonas.

De acordo com Mário Alonso, Gerente de Engenharia de Produtos da Nexans Brasil, o diferencial da empresa nessa oportunidade foi o acondicionamento desses cabos em bobinas metálicas especiais com lances únicos de até 5 km sem emendas, seguindo os padrões e as exigências mais severas requeridas em instalações abaixo d’água e de grandes variações de marés em travessias de rios, lagos e regiões alagadas.

“O time comercial e técnico da Nexans Brasil entendeu que nossa atuação nesse projeto deveria ir muito além da fabricação do cabo para, de fato, atender à necessidade do cliente: lances únicos e sem emenda que favorecem a instalação em locais especiais, gerando, assim, valor para essa parceria e olhando toda a cadeira de valor do cliente”, comenta.