CEB deve concluir modernização de subestação até outubro

Obra de R$ 11 milhões consiste na realocação e atualização da SE que funcionava no terreno de uma térmica vendida pela CEB Geração

As obras para implantação da nova Subestação 8 no Distrito Federal devem ser concluídas até outubro desse ano, segundo previsão da CEB, que está investindo R$ 11 milhões para realocar a SE que funcionava na mesma área de uma térmica à diesel, desativada há algum tempo e vendida junto ao terreno que pertencia. O novo empreendimento passará a operar dentro do perímetro do Setor de Indústria e Abastecimento – SAI, continuando a atender prioritariamente cargas daquela região.

De acordo com o presidente da concessionária, Edison Garcia, apesar da quantidade de transformadores, entradas de linhas e saídas de circuitos serem exatamente iguais, a nova subestação trará ainda mais confiabilidade ao sistema de distribuição de energia. “O que muda é que haverá diversas melhorias no sistema de automação e supervisão da subestação, com equipamentos novos e mais confiáveis”, afirma.

Além disso, segundo o Gerente de Obras de Subtransmissão da CEB, Bruno Rolim, enquanto os equipamentos da atual SE estão instalados ao tempo, no novo empreendimento estes serão colocados em cubículos blindados e abrigados, tendo um ganho significativo de espaço físico. “Esse modelo de arranjo diminui consideravelmente o prazo de obra, reduzindo também custos, principalmente com obras civis e cabos de força, comando e controle”, explica.

Já Dalmo Rebello Diretor de Distribuição, justificou a relevância da obra para a região em função da venda, pela CEB Geração, do terreno da antiga térmica. “As obras estão sendo custeadas com recursos da área de Distribuição”, complementa.