Projeto de eficiência energética é aprovado para hospitais na BA e PE

Iniciativa da Coelba e Celpe destinará R$ 3,2 milhões para modernização dos sistemas de ar condicionado e troca de lâmpadas de cinco instituições de linha de frente ao combate da Covid-19

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou um projeto de eficiência energética para hospitais na linha de frente de enfrentamento da Covid-19 na Bahia e em Pernambuco. A ação envolve investimentos de aproximadamente R$ 3,2 milhões e trata principalmente dos sistemas de ar condicionado e troca de lâmpadas, conforme indicam os planos de contingência determinados pelo governo federal.

A proposta foi apresentada pela Coelba em cooperação com Celpe, subsidiárias da Neoenergia nos respectivos estados. O objetivo é que as medidas possam gerar uma economia de até 30% na conta de energia das instituições estaduais. Serão contemplados, num primeiro momento, o Hospital Espanhol, Santa Clara e Riverside, na área de concessão baiana, e Hospital Universitário Osvaldo Cruz – HUOC e Hospital Alfa, em Pernambuco, que se encontram em processo de estruturação e montagem.

Serão disponibilizadas também novas alas de UTIs e ampliação de enfermarias em hospitais existentes, como parte do Plano de Contingência para enfrentamento da disseminação do novo coronavírus nos estados. Também há a possibilidade de atendimento a outros hospitais públicos, conforme previsão no projeto.