Oldon Machado, jornalista do Portal CanalEnergia, falece aos 43 anos

Um dos primeiros a integrar o time de jornalismo, subeditor há três anos lutava contra um câncer

Texto afiado, conhecedor profundo do setor elétrico, boa gente, amigo para todas as horas. Os adjetivos são insuficientes para descrever Oldon Machado, jornalista especializado em energia, experiente, carioca, flamenguista roxo, formado na PUC-RJ com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração. Machado era subeditor do Portal CanalEnergia e faleceu na madrugada desta segunda-feira, 13 de abril, internado em um hospital do Rio de Janeiro, onde lutava contra um câncer. Pai de um menino, casado, Oldon começou no CanalEnergia em 2000, quando o site dava seus primeiros passos. Em 2005, foi para a Empresa de Pesquisa Energética, onde foi assessor de Comunicação da Presidência.

Rodrigo Ferreira, publisher do Grupo CanalEnergia/Informa Markets, lembrou do amigo: “Oldon ingressou na empresa logo nos primeiros meses de operação no ano 2000. Se especializou e se tornou um dos principais jornalistas de energia do Brasil até ir trabalhar na EPE. Com muita alegria o recebi de volta na redação do CanalEnergia depois de mais de uma década afastado. Foi um jornalista exemplar pautado pela ética, por bons relacionamentos com suas fontes e por um texto inconfundível. Deixa uma saudade enorme em todos que trabalharam com ele, pelo bom profissional e pela pessoa espetacular que foi”.

Mauricio Tolmasquim, ex-presidente da EPE, também falou sobre Oldon: “Foi com enorme tristeza que soube da morte do Oldon. Pessoa maravilhosa e profissional competente, ele faz parte da história da criação da EPE. Ele aceitou meu convite para integrar a equipe da empresa ainda nos seus primórdios, abraçando o desafio de criar uma área de comunicação do zero. Habilidoso e competente, ele interagia não apenas com a imprensa, rádio e televisão, mas também lidava com as mídias digitais. Era querido não apenas pelos seus colegas na empresa, mas também por seus colegas de profissão, já que procurava atender a todas as demandas de maneira ágil e eficiente”.

Além do profissional, Tolmasquim relembrou a pessoa admirável. “As inúmeras viagens que fizemos juntos me permitiram descobrir uma pessoa extrovertida, comunicativa e descontraída que contagiava a todos com sua alegria de viver e pelo seu amor ao Flamengo. Tenho certeza de que todos que tiveram a oportunidade de conviver com Oldon recordarão para sempre sua alegria contagiante e sua postura irrepreensível”.

Depois da EPE, Oldon passou pela Petrobras onde foi consultor de Comunicação ligado a diretoria de Gás e Energia. E finalmente em 2017 retornou ao Portal CanalEnergia. “Oldon sempre foi uma pessoa para cima, alegre, que estava sempre disposto a ajudar e a colaborar com os colegas. É uma perda grande para nossa Redação e para o jornalismo especializado”, disse Alexandre Canazio, editor-chefe do Portal CanalEnergia.