Diretor da Aneel preside Associação dos Reguladores de Língua Portuguesa

Efrain Cruz promete gestão focada em Capacitação e Análise de Benchmarking e representa o primeiro executivo brasileiro a assumir comando da Relop

O Diretor da Aneel, Efrain Cruz, foi eleito presidente da Associação Internacional de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop), para o biênio 2020/2021. Essa é a primeira vez que um diretor brasileiro assume o comando da associação, que reúne nove organismos reguladores de energia de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além do Brasil.

Em seu discurso de posse, Efrain destacou que sua gestão passará por dois pilares: a Capacitação e a Análise de Benchmarking de Regulação. A primeira se dará por meio de cursos online (EAD) em governança institucional, missões internacionais entre países membros da entidade, além de cursos presenciais que serão oferecidos no próximo semestre.  Quanto ao Benchmarking, o objetivo é estabelecer estudos a respeito das melhores práticas internacionais no campo regulatório.

De acordo com a Aneel, a votação do diretor foi unânime, ocorrida na Assembleia Geral de 2019, em Angola. A Relop tem como principal objetivo promover a cooperação entre as entidades de regulação em países de língua oficial portuguesa, especificamente nos setores de eletricidade, gás natural, petróleo e derivados.